Colaboração Guilherme Karsten / Pátio Theodoro / Vasselai Inc.
Outubro de 2025Acreditamos que nossas colaborações criativas tem o potencial de transformar o nosso entorno, de impactar positivamente e aumentar o senso de comunidade nos locais onde estamos localizados com nossos empreendimentos. Faz parte de nossos objetivos a construção de um legado de conexões entre as pessoas, gerando iniciativas que trazem resultados para o entorno dos locais onde estamos construindo nossos projetos.
Convidamos o escritor e ilustrator blumenauense Guilherme Karsten https://guilhermekarsten.com/, para um projeto muito especial. Com a iniciativa e patrocínio da Vasselai Inc., desenvolvemos um projeto onde entregamos uma biblioteca infantil com acervo do autor, assim como um painel externo no playground do Pátio Theodoro, um espaço gastronômico e de lazer localizado no bairro Vila Nova, em Blumenau, onde estamos com alguns de nossos empreendimentos entregues.


Para celebrar a entrega da biblioteca e do painel no dia 20/09, criamos um dia especial para as crianças, com brincadeiras, contação de histórias, distribuição de brindes e atividades de pintura e dinâmicas com o artista/autor, que esteve presente autografando seus livros, e expondo suas obras e publicações, assim como interagindo e incentivando as crianças presentes no evento.

Confira abaixo a entrevista com o autor Guilherme Karsten e também as fotos do evento.
1. Nos conte um pouco sobre sua trajetória profissional, e de como você chegou no desenvolvimento de projetos de histórias ilustradas para crianças.
Apesar de hoje ser um escritor de histórias, os livros eram algo que eu evitei na minha infância. Ler, para mim, era algo chato, cansativo e serviam apenas para trabalhos escolares. Sempre desenhei, essa sempre foi minha paixão. Por falta de um curso mais próximo do que gostava, me formei em Publicidade e Propaganda, e uma pós-graduação em Design Gráfico. Um dos meus empregos mais importantes foi em um estúdio de ilustração aqui em Blumenau onde, ironicamente, ilustrávamos livros infantis. Esse retorno ao livro, me conectou com as histórias e, mesmo após minha mudança de carreira para o mercado têxtil, muito forte na região, os livros infantis tornaram-se meu grande interesse. Assim, houve um momento onde decidi me aventurar no universo literário e aqui estou até hoje, a melhor carreira que eu poderia ter.
2. O projeto se conecta,e é parte da história A Caçada, de sua autoria. Conte-nos um pouco sobre esta história e o porque da escolha desta obra.
Esta história surgiu de uma forma muito leve, após minha agente literária me lançar um desafio: “Gosto muito dos animais que você ilustra, porque não cria um livro com animais?”E isso não saiu de minha cabeça. Juntei personagens da selva com uma das minhas brincadeiras prediletas de infância, o esconde-esconde.
Quando fui convidado a pensar no mural para o playground, sabia que não queria criar uma imagem nova, mas trabalhar personagens que já havia criado pra reforçar os personagens de meus livros no público da minha cidade, mas não sabia o quê. Minha esposa, Beatriz, (que parece conhecer a minha obra muito mais do que eu mesmo) me disse que a arte do A CAÇADA ficaria muito interessante. Na mosca! Tem tudo a ver com infância.







3. Como você enxerga a importância de projetos neste perfil para lugares públicos? Você acredita que projetos lúdicos e inspiradores podem influenciar ou conectar as pessoas a estas histórias?
Claro, acho que livro e brincadeira se conecta com infância. Acho que livro é uma importante “arma”pra despertar imaginação, a criatividade e a conexão entre pais e filhos, amigos, etc. Pra mim, os livros devem ser divertidos, instigantes, interessantes. Livros não precisam ser chatos que tenham apenas o intuito de ensinar a criança a obedecer.
4. Qual era a expectativa e como você avalia o resultado do projeto?
Visualmente acho que ficou incrível e deixou o playground ainda mais vivo. O plano perfeito seria, brincar no parque, e, ao passar na livraria, reconheçam o livro através das ilustrações, e saiam de lá com este ou outros livros… mas que seu sentimento seja: livro é muito legal. Que livros sejam seus companheiros e os preparem para se tornarem bons leitores também na vida adulta.









“O que busquei transmitir nas fotografias foi o olhar curioso, aquele que espreita e tenta descobrir o que se revelará no final da história. Como quem abre um livro, folheia suas páginas e, tomado pela curiosidade, não consegue parar até chegar ao desfecho. Através dessas imagens, procuro despertar esse mesmo sentimento: a surpresa, o encantamento e o desejo de descobrir algo novo”.
Rui Celso Pereira Jr. – Fotografias
Acreditamos que conectar a comunidade a iniciativas como esta com o Patio Theodoro transformam a maneira de viver a cidade e suas experiências. Entregamos não somente um espaço que está disponível para a comunidade, mas sim possibilidades de crescimento, educação, e desenvolvimento de novas gerações, assim como momentos marcantes para as famílias que estiveram presente.
Além de gastronomia, o Pátio é um ambiente de vivência e experiência, para família, como um quintal de casa. Exploramos a arte e criatividade. Poder inserir um projeto lúdico para as crianças é uma oportunidade especial para o Pátio! Todos estão curtindo muito !
Arturo Eduardo Broering, proprietário do Pátio Theodoro.