Id Design
Projeto Conceito
Vasselai Incorporações

LIBERDADE CRIATIVA
NO SEU COTIDIANO.

CONHEÇA OS CONVIDADOS DO DESIGN ID.

E SEUS PROJETOS.

CONVIDADOS / DESIGN ID.

PROJETOS

DESIGN ID. ENTREVISTA

THE ANDES HOUSE.

EM BUSCA DE ESPAÇOS COM UMA PROXIMIDADE MAIS HUMANA.

  • 1) CONTEM-NOS UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DO ESTÚDIO E SOBRE OS CONCEITOS QUE GIRAM EM TORNO DOS PROJETOS DE VOCÊS.

    O The Andes House é um estúdio de design criado no ano de 2011 e iniciou-se com a marca MADE IN MIMBRE em 2007. É dirigido por Cristián y Sofia Domínguez e localizado em Santiago no Chile, desenvolvemos projetos que se juntam nas áreas de Design, Arte e Arquitetura.

    2) O QUE PODEMOS PERCEBER É QUE VOCÊS TEM UMA CONEXÃO MUITO FORTE COM OS MATERIAIS SELECIONADOS PARA CADA PROJETO. COMO SURGIU ESSA CARACTERÍSTICA?

    Nos interessa o trabalho local que nasce a partir de nossa origem, de nossa história do que somos e de onde vivemos. Através da materialidade e nossas paisagens, buscamos obter elementos cotidianos e gerar espaços com uma proximidade mais humana ou mais natural no dia a dia. Mas nos motiva muito a pesquisa de materiais em relação a nossa maneira de viver, e as necessidades que temos, de alguma maneira algumas coisas nos faltam, e necessitamos nos sentir bem em nossos espaços através de questões estéticas e funcionais, assim vamos desenhando e propondo novos objetos e espaços.

  • 3) UMA DAS CARACTERÍSTICAS PRESENTES NO PROJETO DO BROOKLYN É A ESTÉTICA INDUSTRIAL, COMO VOCÊS RECEBERAM A PROPOSTA DE CRIAR UM AMBIENTE COM TOTAL LIBERDADE PARA COLOCAR A IDENTIDADE DO "THE ANDES HOUSE" NO PROJETO?

    Em linhas gerais, abordamos este projeto como um conceito de reutilização de um espaço e seu uso, como o conceito que se aplicou no Brooklyn, com a reutilização dos espaços industriais para espaços de uso comercial e moradias. Nossa proposta consiste em transformar um telhado em um Jardin Urbano, criando um novo espaço verde e natural no alto, sobre novas condições. Como elemento importante, a natureza está presente no espaço de maneira dominante, um ambiente natural para se estar, descansar, e desfrutar. Contudo, fizemos com que o verde se misture com nosso desenho mobiliário, e com esta forma de elementos demos uma estética mais industrial, mais elemental e básica, através da escolha dos materiais e elementos, justamente dando as condições de um espaço muito funcional e muito concreto, para convidar ao uso e compartilhá-lo. Os materiais e cores são selecionados como elementos dominantes dentro do espaço verde, o que marca fortemente um ponto de encontro para refeições, para estar e interagir. A madeira avermelhada também se extende para as paredes trazendo uma geometria visual, e ao mesmo tempo deixa o ambiente mais aquecido com um etorno natural bem complementado com as luminárias de vime.

  • 4) VOCES NÃO VIVEM NO BRASIL, MAS ACEITARAM O DESAFIO DE CRIAR O PROJETO, MESMO QUE DE LONGE. QUE PERCEPÇÃO VOCÊS TEM SOBRE ISSO?

    Há algum tempo nosso estúdio The Andes House, faz parte do circuito internacional, por nossas redes, cliente e campos de desenvolvimento vem crescendo fortemente em outros países. Gostamos muito de desenvolver projetos "a distância, hoje existe muito compartilhamento de informações, a forma rápida e ágil da comunicação dão as mesmas condições para poder desenvolver projetos de qualquer lugar, percebemos que não há limites nem dificuldades para projetos com quem quisermos criar uma aliança, colaborar com algum projeto ou simplismente projetar juntos.



  • Um exemplo claro desta forma de trabalhar, é nossa recente colaboração com o estúdio de design e arquitetura sueco Claesson Koivisto Rune, de Estocolmo, iniciamos a trabalhar juntos formalmente no início deste ano de 2013, depois de uma série de encontros e discussões nas feiras internacionais de design, durante o ano passado, iniciamos uma colaboração e vem trazendo resultados bem sucedidos.


UM ESPAÇO DEDICADO AO ENCONTRO E COMPARTILHAMENTO.

O estúdio The Andes House foi convidado da Vasselai Incorporações para criar o ambiente do espaço gourmet, este ambiente fica localizado na cobertura do Brooklyn. Com liberdade criativa e inspirações na natureza adaptada para a vida urbana o estúdio buscou conceitos e soluções para um uso diferenciado do espaço.

O conceito apresentado é a criação de um espaço natural como a ideia de um jardim urbano dentro da cidade. Trazer a natureza como elemento central para o espaço com áreas verdes em seu entorno, criando um ambiente natural par estar, descansar e desfrutar.Através de plantas, samambaias e arbustos, se apresenta um espaço envolvido com a natureza viva.

PROCESSO CRIATIVO, POR THE ANDES HOUSE:

Os móveis se apresentam com um grande elemento central, uma mesa de união e ponto de encontro, que integra o uso do espaço. O material e as cores são selecionadas como elementos fortes e dominantes dentro do espaço verde o que fortalece o ponto de encontro para refeições, estar e conversar. A madeira avermelhada nas mesas e também nas paredes dão estrutura e geometria visual ao espaço e ao mesmo tempo torna um ambiente mais aquecido. A iluminação em vime está presente através das luminárias da linha MADE IN MIMBRE desenhada pelo estúdio sueco Claesson, Koivisto, Rune. Inspirados nos insetos, na natureza e nas paisagens desenharam a luminária Bellota, que será utilizado como únicos pontos de luz para este espaço, uma iluminação ambiente e aquecida.

Esta é só uma parte do processo de desenvolvimento. Este prost será de acordo com a evolução do projeto e, portanto, convidamos você a acompanhar as atualizações to trabalho do The Andes House, aqui no site do Design Id.

Site The Andes House: www.theandeshouse.com

Hotsite Brooklyn: www.vasselai.com.br/brooklyn

VOLTAR AO TOPO
  • CONHEÇA OS OUTROS CONVIDADOS E SEUS PROJETOS

  • FETICHE DESIGN

  • LUNA SEO

  • FABRÍCIO DOBNER