Id Design
Projeto Conceito
Vasselai Incorporações

LIBERDADE CRIATIVA
NO SEU COTIDIANO.

CONHEÇA OS CONVIDADOS DO DESIGN ID.

E SEUS PROJETOS.

CONVIDADOS / DESIGN ID.

PROJETOS

DESIGN ID. ENTREVISTA

YURI BORGES.

AMBIENTES CONECTADOS.

  • 1) Conte-nos um pouco sobre sua trajetória como designer.

    Acredito que tudo começou quando ainda era criança. Tive muita referência da minha mãe que hoje é estilista, mas sempre se interessou pelos mais diversos tipos de criação desde roupas, móveis, decorações, etc. Cresci no meio de revistas e observando muito todo esse universo criativo em casa desde pequeno.
    Quando conheci o curso de Design eu estava em dúvida entre as academias de Publicidade e Propaganda e Arquitetura. Foi então que realmente o Design me pareceu um grande equilíbrio de varias coisas que eu já acreditava na época. 
    Comecei meu primeiro emprego em um escritório de Arquitetura, no mesmo dia em que comecei o Curso de Design. De lá para cá passei por algumas lojas de móveis e projetos de interiores para ambientes residenciais e comerciais. Projetei e acompanhei os processos de muitos ambientes para convívio residencial, e recentemente criei alguns espaços comerciais como lojas, bares e espaços de trabalho e convivência.  

  • 2) Na sua opinião, qual a importância da arquitetura e do design no dia a dia das pessoas?

    Os meus projetos sempre tiveram e sempre terão como principal objetivo "resolver algum problema" para as pessoas que irão usar determinado espaço ou objeto. Isso acontece porque acredito que a conversa, o estudo e o briefing daquilo que se quer desenvolver, tem que ser o mais profundo e denso possível, de forma que você consiga aplicar a empatia para entender na pele as necessidades. Um bom arquiteto ou designer tem que ter como principal ferramenta o domínio do seu processo criativo. Dessa forma se consegue estudar, observar e somar todas as informações e chegar em conclusões incríveis para melhorar o dia a dia e consequentemente a vida das pessoas. Acredito que o nosso papel na sociedade não é apenas criar espaços bonitos, mas sim criar espaços úteis, sensações agradáveis, soluções mais eficazes e consequentemente que tudo isso seja belo o suficiente para melhorar a nossa experiência diária.

  • 3) Quais são os maiores desafios desse projeto?

    O BLACK apts. já tem uma identidade muito forte e marcante. Todo a construção tem uma volumetria diferenciada, os acabamentos são simples, sutis e perfeitamente colocados nos lugares certos. Quando fui chamado para esse projeto meu maior desafio era encontrar a junção entre: não interferir no estilo já bem definido do prédio, mas que não parecesse algo "anexado" e não coerente com a construção e ainda assim trouxesse alguns elementos a acrescentar no projeto como um todo. A parte do muro foi a menos complicada, mas fazer a ligação do muro com o prédio através do hall, de maneira que ficasse harmônico com a cobertura e materiais que trabalhassem juntos, não foi fácil. O espaço Black Box foi uma ideia que surgiu durante o processo e foi interessante pois tivemos que "resolver esse problema" de forma a criar um espaço novo em uma área que estava definida. Esses dois tópicos foram os mais gostosos de desenvolver, pois foi onde mais discutimos o projeto, questionamos e entramos em imersão para resolver da melhor maneira.

  • 4) Quais foram suas maiores inspirações e referências para desenvolver esse projeto?

    O nome do prédio já deixa entender que a cor preta é a nossa maior referência nesse projeto. Ainda assim sempre gosto de trabalhar com materiais provenientes da natureza e de preferência em sua forma mais bruta. Acabamentos com o vidro, aço, madeira, pedra e concreto tiveram que fazer o papel de solução e acabamento nesse projeto para criar uma sensação aconchegante e ao mesmo tempo sem excessos. Tive o prazer de explorar os estilos que mais me identifico nesse projeto, como o industrial e escandinavo que estudo há muitos anos e percebo cada vez mais como é algo atemporal.


Três espaços integrados que recepcionam os moradores e as pessoas que passam em frente ao edifício.

Um muro, um hall e um office.
Integrar todos esses espaços levando em consideração os conceitos da arquitetura do Black Apartaments é o desafio do designer Yuri Borges para esse novo projeto do Design Id. A proposta é conectar os ambientes entre si, buscando uma estética visual e funcional para os acessos e ambientes térreos do empreendimento.

PROCESSO CRIATIVO, POR THE YURI BORGES:

Queremos criar uma identidade para esse espaço, destacando suas individualidades de uso, mas ao mesmo tempo transformando-o em um elemento conectado a torre. O projeto foi inspirado em ambientes com estética escandinava, usando materiais em sua forma bruta como o concreto, pedra, aço e madeira, multiplicando suas formas e volumetria, e proporcionando uma experiência visual para quem passa em frente ao prédio.V

Esta é só uma parte do processo de desenvolvimento.
Este post será atualizado quando o projeto for finalizado.

Você pode acompanhar o andamento da obra em nossas mídias sociais: Facebook e Instagram.


Hotsite Black Apartaments: www.vasselai.com.br/black

VOLTAR AO TOPO
  • CONHEÇA OS OUTROS CONVIDADOS E SEUS PROJETOS

  • FETICHE DESIGN

  • LUNA SEO

  • FABRÍCIO DOBNER